A economia do município de Porto Belo vem crescendo continuamente nos últimos anos, graças as atividades turísticas que o município vem desenvolvendo. Apesar de o turismo ser forte apenas nos três meses de verão, esse tem sido fundamental para que a cidade continue crescendo e se desenvolvendo. Devido a esse crescimento constante, o município vem sofrendo falta de infra-estrutura, estradas e saneamento básico
Junto ao turismo, outro setor que tem grande importância para a economia portobelense é o extrativismo animal, neste caso particular a pesca, onde possuímos a artesanal e industrial, essas, base de nossa economia.
Porto Belo apresenta ainda uma certa variedade de indústrias e um comércio local bem desenvolvido se levarmos em conta o seu número de habitantes e espaço geográfico, além da atividade de prestação de serviços. Temos como exemplo de indústrias, duas de pesca, cinco de esquadrias, uma de agropecuária e três de artefatos de cimento e construção civil.
A agricultura também está presente em nosso município, onde a estrutura fundiária é predominada pelas propriedades de 50 há., sendo que dos 163 estabelecimentos rurais, 88% são caracterizados como minifúndios, e ocupam aproximadamente de 30% do total de terras agrícolas do município. As principais culturas são de banana, cana de açúcar, feijão, mandioca, milho, batata, arroz e tomate.
                 A pecuária está presente com a bovinocultura, que é considerada em 80% das propriedades rurais como atividades secundárias.
                 Temos também a avicultura, que está presente através de uma fábrica de ovos de grande produção.
                 A extração de madeira fica por conta de algumas propriedades, que são utilizadas como combustível para fornos e fogão, para a fabricação de carvão e beneficiamento.
                 Toda essa economia que move Porto Belo, gera uma renda média de ordem de três salários mínimos por família. Nossa população ecomicamente ativa é de 38,7% no seu total, sendo que 63,8% masculina e 36,2% feminina.
Para um melhor entendimento de nossa economia, esboçaremos um quadro mais amplo de nossas duas principais atividades econômicas, que são as grandes fontes de renda da maioria da população: a pesca e o turismo.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
         
Câmara de Vereadores de Porto Belo     Links Importantes do Site
CNPJ:04.984.856/0001-08   - Arquivos das Sessões On Line - Mesa Diretora
Endereço: Rua Capitão Gualberto leal Nunes, 330, Centro
  - Atividade Parlamentar - Notícias
Porto Belo - SC - CEP:88.210-000   - Contato - Ouvidoria
Telefones: (47) 3369-4510   - Galeria de Fotos - Pesquisar Proposições
    - Legislação do Município - Portal Transparência