Associação Flor de Lis é homenageada na Câmara

Entidade recebeu uma Moção de Parabenização pelo trabalho desenvolvido no município em prol de mulheres vítimas de violência

PORTO BELO – Era dia 1º de novembro quando as integrantes da Associação Flor de Lis realizaram a entrega e inauguração da sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica na Delegacia de Polícia Civil de Porto Belo. Ali, fechavam mais uma ação em prol do combate à sociedade patriarcal e pela proteção de mulheres desamparadas por esse mesmo motivo. Era ali também que a vereadora Rosaura Rodrigues (PT) decidiu que deviam ser reconhecidas por isso. A parlamentar é autora da Moção de Parabenização que o órgão recebeu nesta segunda-feira (18), durante sessão ordinária no Paço Legislativo.

Rosaura valoriza o fato de as componentes da associação conseguirem ajudar a cidade contando somente com trabalho voluntário. Em aproximadamente um ano de existência, as doze integrantes da diretoria, apoiadas por uma rede de quase 70 mulheres, fizeram muito mais além do motivo pelo qual foram homenageadas. A sala de acolhimento foi instalada também no município de Bombinhas, sendo que ambas foram financiadas pela “Feijoada do Bem” promovida por elas.

Durante o período de existência da associação, diversas ações foram realizadas, como a denúncia dos alarmantes números de feminicídio registrados no Estado feita durante o desfile de 7 de Setembro e a participação na Festa do Saragaço em Bombinhas, quando levaram informações e encorajamento às moradoras da cidade. Além disso, a associação se reúne com as mulheres da comunidade uma vez por mês em uma roda de conversa pautada em assuntos relacionados às mulheres e seus direitos. Fortaleceram também, junto à Pastoral de Porto Belo, o Projeto Economia Solidária. O programa, como explica Celene Gonçalves Fioravante, membro da diretoria da Flor de Lis, tem sido um encontro de pessoas envolvidas em acolher, informar e levar autonomia, música e poesia em tempos tão difíceis. Um dos pontos fortes é o fato de que as mulheres que não têm onde deixar os filhos podem levá-los consigo, pois sempre tem alguém encarregada da recreação enquanto essas mulheres valorizam sua autonomia e autoestima.

Tanto Celene quanto a presidente da entidade Aline Aparecida de Souza se sentiram muito felizes com a moção recebida através da Câmara: “Foi algo incrível, pois nossa ‘mana’ Rosaura é também uma Flor de Lis, que luta junto e nos ensina a cada dia como realizar um ativismo de respeito. Vindo dela já é uma honra e, contando com a aprovação da Casa Legislativa, é um avanço. Nosso trabalho é de formiguinhas, a cada passo uma vitória. Sabemos que o caminho é árduo, mas de extrema importância para uma sociedade onde ainda se vive com o patriarcado e o machismo impregnados em suas veias”, afirma Aline.

(Texto: Bárbara Benetti/Assessoria Câmara PB)