Câmara de Porto Belo parabeniza projeto escolar

A Câmara de Vereadores aprovou, na última semana, a entrega de uma moção de parabenização ao Centro Educacional Mundo Mágico, escola privada de ensino fundamental localizada no centro de Porto Belo. De autoria da vereadora Silvana Stadler (PTB), a iniciativa homenageia o trabalho realizado com os alunos do terceiro ano da instituição, que há cinco anos são envolvidos no projeto “Nossos Governantes”.

Idealizado pela professora Daiane Eliana de Melo (a quem Silvana também indicou uma moção de parabenização) e apoiado pela diretora da instituição, Vera Evaristo de Andrade, o projeto mostra como é o funcionamento da gestão pública na prática. Todo ano letivo, os “terceirinhos” escolhem, entre os colegas, um prefeito, um vice-prefeito, vereadores e secretários, que desempenham funções semelhantes às de suas contrapartes no poder municipal.

A atividade envolve eleições (estudantes e professores votam) e programas de governo. Com isso, a escola trabalha noções de participação cidadã, com direito a reivindicações e propostas de melhorias – como um novo cantinho da leitura, um jardim suspenso, entre outras realizações. E a criançada se envolve para valer: “Eles não veem a hora de chegar ao terceiro ano para participar”, conta a diretora da escola.

Também faz parte do projeto a visita das turmas à Prefeitura e à Câmara de Vereadores – o que, este ano, ocorreu no mês de maio.