Câmara de Vereadores homenageia Zico Azevedo

Artista, que ganhou destaque por colorir os postes da cidade, recebeu moção de parabenização do Legislativo

PORTO BELO — Uma ação aparentemente sem maiores consequências tem transformado a rotina de Geverson Azevedo, 50, cartazista que mora na Enseada Encantada e é mais conhecido pelo apelido de “Zico”. No início do ano, ele coloriu o poste em frente à servidão Lúcio Basílio para melhorar a indicação do seu endereço e postou o trabalho em sua página no Facebook. Como resultado, colheu elogios e a perspectiva de replicar sua arte por todo o município. Na noite desta segunda-feira, 11/03, o artista foi homenageado pela Câmara de Vereadores.

“Fiquei muito feliz e honrado”, afirmou Zico, que esteve na sessão plenária desta semana para receber a moção de parabenização proposta pelo vereador Diogo Santos (MDB) e subscrita pelos demais representantes da casa legislativa. “Foi uma ação simples, mas de grande valia”, comentou o autor da proposição, que destacou a maneira positiva como o trabalho do desenhista autônomo repercutiu nas redes sociais.

Natural de Xanxerê, no oeste do Estado, Zico vive em Porto Belo há doze anos. Ganha a vida compondo cartazes e letreiros para o comércio local. Depois que pintou o poste no início da Lúcio Basílio, servidão localizada à margem do asfalto que sobe o morro de Bombas, ele pintou outro poste na mesma via, desta vez quase em frente à casa onde mora. No primeiro, desenhou uma cena marinha com traços de cartum; no segundo, várias kombis (sua paixão).

Depois que a iniciativa começou a circular na web, Geverson foi procurado pela Fundação de Turismo do município. Dessa conversa, surgiu a possibilidade de se colorir outros postes (e equipamentos urbanos) da cidade. “Vamos trabalhar uma arte nos pufes de concreto da praça em frente à Prefeitura e na rua do Píer, mais os postes do Píer até o Banco do Brasil e um mural no final da rua recém-revitalizada próximo ao Porto dos Piratas”, revela o cartazista, que espera começar a mexer com as tintas em breve: “Estamos concluindo a parte burocrática. Acredito que daremos início aos trabalhos no início da próxima semana”.

Foto: Geverson e a esposa, Adriana, recebem homenagem na Câmara: “Muito feliz e honrado” (foto: Assessoria/CVPB)

Artista Zico Azevedo colorindo o poste de luz em frente a servidão Lúcio Basílio.

Foto: Reprodução Facebook.