Câmara entrega moções à equipe do Nasf

Equipe de atenção básica do município conquistou nota máxima em programa federal

No início do mês, a Câmara de Vereadores aprovou a concessão de moções de parabenização aos servidores municipais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), pela nota máxima obtida no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), avaliação do governo federal voltada às equipes multidisciplinares que atuam no âmbito da atenção básica e da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Na última terça-feira (18), os vereadores Altino Júnior (PSD) e Diogo Santos (MDB), autores da proposição aprovada em plenário, foram à Secretaria Municipal de Saúde entregar os certificados aos homenageados.

Segundo Altino, atual presidente da Mesa Diretora, a moção é, assim como a própria certificação federal, uma forma de reconhecer e incentivar o trabalho realizado pela equipe de atenção básica no município: “É importante dar honra a quem merece”, justificou. Diogo, por sua vez, a entende como um “gesto simples, mas de grande valia”.

Jainara Nordio, secretária municipal de Saúde, concorda. “É motivo de orgulho para nós”. Segundo informou, foi a primeira vez que o Nasf local participou do programa, cuja avaliação ocorreu em outubro de 2017 (o resultado, porém, só foi publicado em maio deste ano). Criados pelo Ministério da Saúde em 2008 e regulamentados pela Portaria nº 2.488, de outubro de 2011, os núcleos de apoio à Saúde da Família auxiliam no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “É o pessoal mais itinerante”, explica Jainara.

Como resultado do desempenho obtido, a Secretaria de Saúde terá direito a um repasse de R$ 4.662,70. Oitenta por cento desse valor será pago como gratificação ao pessoal do Nasf. São eles o psicólogo e coordenador do núcleo Alexandre Evangelista Santos, o nutricionista Juliano Alves de Araújo, a psicóloga Thaise Regina Pahl, o educador físico Waldir Cordova Santos e o assistente social Guilherme Mateus Lucero. Todos receberam moções da Câmara.

Texto e foto: Assessoria Câmara PB