Câmara entrega nesta sexta a honraria Mulher de Valor

Prêmio é uma homenagem às portobelanas que desempenham papel de destaque na sociedade

PORTO BELO – A programação da Semana Municipal da Mulher não se encerra nesta sexta-feira (6). Afinal, ainda teremos atividades no sábado (7) e também no próximo dia 15. Mesmo assim, a entrega da honraria Mulher de Valor pela Câmara Municipal é o ponto alto deste mês de homenagens ao público feminino.

A cerimônia tem início às 19 horas e ocorre em sessão solene na Câmara de Vereadores. A honraria foi instituída em 2018, através da Lei 2.625 – que alterou a redação da Lei 1.687, que regulamenta a Semana Municipal da Mulher –, e foi entregue pela primeira vez em março do ano passado.

Tal como ocorreu em 2019, cada vereador elegeu uma cidadã do município para receber a medalha. Foram indicadas dez mulheres que, de acordo com a convicção de cada parlamentar, desempenham papel de destaque na sociedade portobelense.

“Esse evento fecha a Semana da Mulher com chave de ouro”, reforça o presidente do Legislativo Diogo Santos (MDB). Para ele, trata-se de uma justa valorização de figuras femininas cuja atuação representa diferentes segmentos, do social ao empresarial. “Nossa expectativa é que essa homenagem demonstre o quanto essas portobelanas são importantes e faça com que se sintam ainda mais especiais”, conclui Santos.

As homenageadas são:

Sara Pires Agostinho (Célio Ramos)

Zenete Estevão Amaral (Altino Júnior)

Zilda Trocoletti Livi (Jonatha Cabral)

Vânia Dias (Rosaura Rodrigues)

Erodi Aparecida Silva da Rosa (Francisco Scottini)

Viviane Bértemes da Silva (Diogo Santos)

Lourdete Terezinha Régis (Silvana Stadler)

Gizele Lima Bernardes (Jonas Raulino)

Nara Amâncio Brito (Joel Lucinda)

Estela dos Santos Neri (Bento Voltolini)

SEMANA MUNICIPAL DA MULHER

Instituída pela Lei Municipal 1687/09, a Semana Municipal da Mulher consiste de uma série de ações realizadas pelo poder público visando a promoção social e o bem-estar feminino, tendo como referência o Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Este ano, sua realização contou com a participação ativa da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores. De acordo com a procuradora especial e vereadora Silvana Stadler (PTB), trata-se de um evento costurado a muitas mãos, com contribuições efetivas das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura e Esporte, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Mesa Diretora da Câmara e Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

A Semana da Mulher trouxe à sede do Legislativo uma fala na tribuna de Tati Henning, da Rede de Apoio D’Las, uma palestra sobre violência doméstica com a advogada Tammy Fortunato, presidente da Comissão de Combate às Violências Contra a Mulher do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC), uma mesa-redonda sobre participação feminina na política com a deputada Ada de Luca, a suplente de deputada Dirce Heiderscheidt e a professora e doutora Elizete Lanzoni Alves, diretora executiva da Academia Catarinense de Letras Jurídicas.

Seguindo as atividades, ainda nesta sexta-feira (6) a Secretaria Municipal de Saúde realiza o Dia D de Orientação em todas as unidades básicas de saúde e, no sábado (7), a unidade Carolina Ramos, do bairro Perequê, estará aberta durante todo o dia com ações especiais voltadas para as mulheres.

No dia 15 de março, ocorre o evento Som&Sol Especial da Mulher na Praça da Bandeira, no Centro, contando com apresentações artísticas, feira de artesanato e ações de promoção social desenvolvidas pela municipalidade, através de suas secretarias, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Procuradoria Especial da Mulher.

ALCIDES MAFRA/ASSESSORIA CÂMARA PB