Câmara institui o Dia da Família na Escola

Aprovado em plenário e sancionado pelo Executivo, projeto visa reforçar a importância da instituição para o desenvolvimento humano

PORTO BELO – Conscientizar os estudantes da rede pública sobre a importância da família como instituição fundamental para o desenvolvimento humano. Essa é a ideia por trás da criação do Dia Municipal da Família na Escola, resultado de um projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo Executivo no mês de agosto.

A iniciativa é dos vereadores Marcos Marques (Republicanos), Rosaura Rodrigues e Jonatha Cabral (PT). De acordo com a lei, a data será comemorada em 24 de abril – mesmo dia em que o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu o Dia Nacional da Família na Escola.

Jonatha Cabral explica que a data já foi lembrada em Porto Belo em anos anteriores. A razão de transformar em uma lei é para fixá-la no calendário municipal, garantindo a continuidade de uma comemoração que, acredita o vereador, é de grande importância.

“A questão mesmo é aproximar a família, para que a criança se sinta acolhida, porque tem muitas crianças que não são criadas por pai e mãe, às vezes são criadas por avós, por tios”, justifica.

A lei, que atende pelo nº 2.805, ainda prevê que no dia da comemoração sejam desenvolvidas ações educativas, como palestras, seminários, conferências, atividades culturais e de lazer que reforcem o objetivo central. O intuito é que, dentro desses eventos, possam participar representantes do poder público, instituições e autoridades religiosas, educacionais e comunitárias.

(Texto: Alcides Mafra/Assessoria Câmara PB Imagem: Pixabay)