Câmara promove diplomação dos vereadores mirins

Titulares e suplentes receberam seus certificados em sessão solene na última quinta-feira

PORTO BELO – Na primeira sessão plenária após o recesso, realizada nesta quinta-feira (1º), a Câmara de Vereadores recebeu um público muito acima da média. A casa praticamente lotou. Embora uns poucos presentes esperassem a votação de pautas polêmicas, a maioria estava ali para celebrar. Afinal, os estudantes eleitos vereadores e suplentes no último dia 11/07 compareceram ao paço legislativo para receber seus diplomas. Com eles, vieram orgulhosos pais, professores e gestores das cinco escolas que participaram do programa Vereador e Vereadora Mirim da Câmara Municipal.

A sessão, solene, contou ainda com a participação do prefeito Emerson Stein (MDB), da secretária municipal de Educação Rosane Grauppe e demais representantes da equipe administrativa. Emerson, ao elogiar o projeto (“é uma ideia brilhante”), antecipou que o Executivo “copiará” a iniciativa, promovendo, no mês de outubro, a escolha de prefeito e vice mirins entre os estudantes do nono ano do município.

No caso do projeto do Legislativo, 22 alunos do quinto ao nono ano das escolas municipais Nair Rebelo dos Santos, Olinda Peixoto, da escola estadual Tiradentes e dos colégios privados Cepavi e Ana Luiza foram escolhidos por seus colegas para representá-los no parlamento jovem municipal, sendo onze titulares e onze suplentes. Mais de mil alunos participaram da votação.

O passo seguinte será a posse, quando os onze titulares assumirão suas cadeiras no plenário e começarão a debater e propor projetos, em reuniões mensais. Eleita para uma das vagas que cabiam à EEB Tiradentes, no Centro, Lalesca Dadam Gomes, de 14 anos, não vê a hora de começar: “Eu achei superlegal essa coisa, porque a gente pode acabar melhorando a escola e ajudando bastante, né?” A estudante do nono período já tem alguns projetos em mente (“pôr algumas coisas diferentes, culturais, na escola”), mas pretende ouvir “a galera” para ter mais ideias.

Para o presidente do Legislativo, Altino Júnior (PSD), o interesse do público-alvo tem chamado a atenção. Ele espera uma legislatura bastante engajada, o que deve se refletir já na escolha da mesa diretora mirim, que ocorrerá durante a cerimônia de posse – marcada, a princípio, para o dia 14 de agosto. Altino fez questão de ressaltar a participação das escolas durante as prévias e a eleição e também na cerimônia de diplomação: “A empolgação foi nítida”, observou.

Professor de História e de Geografia no Colégio Ana Luiza, Rodrigo da Cruz, 32, acompanhou de perto todo o desenrolar do projeto em sua escola, inclusive assessorando os candidatos à vaga a que o Ana Luiza tinha direito: “Eu expliquei como era importante e para que eles lembrassem que nem sempre os projetos que vão ser mais importantes são os que trazem benefícios para eles, mas para toda a população”, contou. Em sua avaliação, a experiência terá impacto positivo na formação dos participantes: “Eu acho bastante importante, para que eles possam integrar a política de forma saudável e dando os primeiros passos, tendo uma participação ativa na busca de melhorias não só para eles, mas para toda a comunidade”.

Rosane Preis, 42, ficou surpresa quando a filha Graziele, do sétimo ano A da Olinda Peixoto, chegou em casa anunciando que concorreria a uma das três vagas de vereador e vereadora mirim destinadas à escola do bairro Jardim Dourado. Mas tratou de incentivar — inclusive, ajudou a menina a ensaiar seus discursos de campanha. E foi com surpresa ainda maior que ela soube que a Grazi, como ficou registrado nas cédulas, assegurou o primeiro lugar, com 80 votos. Agora, Rosane espera que a filha possa apresentar boas propostas e ajudar a instituição: “Conheço bem as necessidades da escola, fui secretária lá durante dois anos e meio”, informa.

Coordenador do programa, o vereador Diogo Santos (MDB) também ficou satisfeito com a ressonância que a iniciativa teve na comunidade escolar e com o apoio que obteve na própria Casa, entre os servidores e demais edis. Inclusive, o processo de implantação do projeto em Porto Belo foi destaque durante o 1º Encontro Estadual de Coordenadores do Programa Vereadores Mirins, realizado na quarta-feira (31), no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, e promovido pela Escola do Legislativo, órgão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) responsável por dar suporte técnico à criação de câmaras mirins nos municípios catarinenses.

“A alegria e a felicidade no rosto de cada vereador e vereadora mirim, ao ser chamado para receber o seu diploma, foi o diferencial”, destaca Diogo.

VEREADOR E VEREADORA MIRIM

O programa Vereador e Vereadora Mirim nasceu de um projeto de resolução de 2018, promulgado pela mesa diretora da Câmara em março deste ano. De autoria dos vereadores Diogo Santos (MDB), Rosaura Rodrigues, Jonatha Cabral (PT) e Marcos Marques (PRB), ele tem por objetivo familiarizar os estudantes do município com o trabalho do Legislativo, contribuir para a sua formação política e estimular a participação cidadã. Na prática, cria uma Câmara de Vereadores jovem, com atribuições semelhantes à dos adultos, com direito a sessões plenárias, proposição de projetos e discussão de melhorias para a escola, o bairro e o município.

(Alcides Mafra/Assessoria Câmara PB)