CÂMARA REALIZA PRIMEIRA SESSÃO INFORMATIZADA

TECNOLOGIA

“Data histórica”, definiu o presidente do Legislativo, que vê na mudança o cumprimento de um compromisso assumido pela atual mesa diretora

PORTO BELO – A primeira sessão da Câmara do mês de maio, realizada nesta quinta-feira (02), não apresentou nenhuma pauta ou projeto polêmico nem teve discussões ásperas ou falas inflamadas dos edis. Também não houve homenagens, pompa ou circunstância. Sequer foi longa: terminou após 45 minutos de deliberações. Mesmo assim, deve entrar para a história do Legislativo municipal. Tudo porque, diante de cada parlamentar, havia um computador. A reunião de ontem marcou a primeira sessão informatizada da Casa.

“Foi emocionante”, disse Altino Torquato Júnior (PSD) ao final dos trabalhos. Ainda antes de encerrar a sessão, o presidente do Legislativo, que assumiu essa transição como prioridade da atual mesa diretora e agora pôde ver o resultado, exaltou a importância do momento: “Essa data torna-se histórica”. Durante toda a tarde, dez dos onze vereadores passaram por um treinamento – ministrado pelos técnicos da Lancer, empresa blumenauense responsável pela implantação do sistema – para aprender a lidar com a tecnologia ­– que, entre outras vantagens, automatizará o processo de votação e o acesso aos projetos em trâmite na casa, além de diminuir drasticamente o uso de folhas de papel no plenário.

Romário Kuenel, analista de suporte técnico da Lancer, elogiou a aplicação de seus “alunos”: “Essa foi uma dificuldade que a gente teve em outras Câmaras [a adesão dos vereadores]”. Também ficou satisfeito com o andamento da sessão inaugural: “Correu tudo bem, nenhuma eventualidade”. Segundo Romário, em mais duas ou três reuniões tudo deverá estar “funcionando 100%”.

No correr da sessão, poucas proposições em pauta (um único projeto de lei parlamentar, aprovado em primeira votação e meia dúzia de indicações) e o uso da tribuna, entre outros temas, para dar boas-vindas à novidade. “O mundo gira e a gente tem que pensar sempre em frente”, discursou Marcos Marques (PRB). “A implantação desse sistema legislativo traz uma agilidade no processo e, com certeza, com o aprimoramento dele, vai trazer uma transparência para a população de Porto Belo”, completou o parlamentar, que ainda manifestou o desejo de ver, como próximo objetivo, a transmissão em vídeo das sessões pela internet.

Joel Orlando Lucinda (PTB), presidente do Legislativo até o ano anterior, achou “tranquilo” passar da apreciação de textos impressos à análise de pautas através da tela de um notebook. Ele lembrou ainda que, durante sua presidência, foram adquiridos alguns dos computadores usados na sessão e também o televisor que faz as vezes de painel de votação – dando, de certa maneira, o pontapé inicial a todo o processo. “Fica mais transparente e acaba com esse negócio de papel”, salientou o parlamentar.

Diogo Santos também destacou o aspecto sustentável da mudança: “Só de não ter aquilo tudo de cópia para cada vereador…”. O emedebista, um dos mais atuantes nas redes sociais da atual legislatura, considerou todo o processo simples e muito ágil: “Já deveria ter acontecido [a mudança] há muito tempo. Que bom que chegou o momento”, comemorou.

“Um avanço. Essa é a palavra”, frisou Altino, ainda no hall do plenário. “A gente se propôs a isso e está entregando. Eu estou surpreso de ter sido tão rápido”, emendou. Ao final, o presidente, eufórico, comentou com o assessor jurídico da casa, Carlos Roberto de Souza: “Estamos no século 21!”