Comitiva portobelense vai a Brasília pedir recursos

Vereadores aproveitaram a agenda oficial do prefeito para visitar gabinetes e protocolar ofícios

PORTO BELO – Na terça-feira da última semana (05), uma comitiva do governo portobelense embarcou para Brasília, onde o prefeito Emerson Stein tinha agendas oficiais a cumprir. Vereadores da base governista, Joel Orlando Lucinda (PTB), Francisco “Kiko” Scottini (PP) e Bento Sebastião Voltolini (Cidadania) acompanharam a delegação, reforçando o capital político da cidade nos pleitos do Executivo. Eles também aproveitaram para visitar as próprias representações no Congresso Nacional. O objetivo em todos os encontros e reuniões foi um só: solicitar verbas para o município.

Entre os compromissos cumpridos na Capital Federal durante os três dias de viagem, os vereadores assessoraram Emerson Stein e secretários em conversações na Secretaria Nacional da Pesca e em audiências com o senador Jorginho Mello (PL) e com o deputado federal Darci de Matos (PSD). Munidos de ofícios com pedidos de repasses principalmente para a área da saúde, os parlamentares ainda estiveram nos gabinetes do deputado emedebista Rogério “Peninha” Mendonça, das deputadas Carmen Zanotto (Cidadania) e Angela Amin (PP) e dos senadores Dário Berger (MDB) e Esperidião Amin (PP).

Kiko, cujo principal objetivo era solicitar o apoio de seus correligionários progressistas (o casal Amin Helou), se disse animado com a receptividade: “A gente sempre sai otimista, contando que eles façam algo de bom para a gente”, resumiu o vereador, que solicitou subvenções e um veículo para a Secretaria Municipal da Saúde.

Bento, por sua vez, aproveitou o bom relacionamento com a colega de legenda Carmen Zanotto para tentar emplacar mais algumas emendas no orçamento do ano que vem. A parlamentar, inclusive, foi indicada este ano pelo vereador para receber o troféu Cidadão Honorário, entregue pela Câmara Municipal em outubro, em razão do apoio que tem prestado aos pleitos do município na área da saúde.

“[Esse tipo de ação] sempre dá retorno”, garante, do alto de seus seis mandatos consecutivos, Joel. Segundo o petebista, o governo municipal já recebeu sinalização positiva do gabinete de Darci de Matos, mas aguarda a finalização dos trâmites para anunciar o aporte financeiro. Para ele, a presença dos vereadores foi importante, pois conferiu “peso político” às demandas do Executivo junto à bancada catarinense em Brasília.

(Alcides Mafra/Assessoria Câmara PB)