Dia da Cultura Açoriana é lembrado no plenário

Altino Júnior manifestou intenção de solicitar à FMC a realização de programação alusiva à data

Em seu primeiro pronunciamento na tribuna da Câmara em 2020, durante a sessão ordinária do último dia 03, o vereador Altino Júnior (PSD) lembrou a proximidade do Dia Municipal de Celebração da Cultura Açoriana. A efeméride foi instituída pela Lei 2.740, de 8 de março de 2019, após aprovação no parlamento de um projeto de lei do próprio Altino.

De acordo com o texto aprovado, 22 de fevereiro é o dia em que se deve “estimular o resgate, manutenção, preservação e a reflexão sobre a colonização açoriana em Porto Belo”. Portanto, este é o primeiro ano em que a data será oficialmente lembrada. Por isso, o autor da lei pediu que a Câmara oficiasse a presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Cristiani de Jesus, no sentido de promover, através do poder público, uma programação alusiva a ela.

“Que se prepare algo para que nossas raízes sejam afloradas, debatidas, lembradas”, afirmou Altino, cuja ligação com o tema não se restringe à proposição da lei. Em 2018, ano em que se comemorou os 270 anos da presença açoriana em Santa Catarina, o vereador liderou a criação, no âmbito do Legislativo, do Troféu Imigrantes (Lei 2.679), entregue a mantenedores da cultura de base açoriana no município em solenidade realizada no mês de dezembro.

ALCIDES MAFRA/ASSESSORIA CÂMARA PB