Eleita a primeira Câmara mirim de Porto Belo

Mais de mil alunos de cinco escolas do município escolheram seus representantes, que exercerão mandato até o final do ano. Posse ocorre logo após o recesso

Uma frase – que circulou no grupo de WhatsApp criado um dia antes da votação e foi compartilhada logo após o término da apuração – resume o sentimento dos envolvidos na eleição da primeira Câmara mirim de Porto Belo: “Missão cumprida”.

Todos estavam aliviados. Afinal, após as deliberações em plenário e consequente aprovação da resolução 008, no mês de maio, muita tinta se gastou para elaborar o regimento interno do programa e toda a papelada necessária para possibilitar a realização das eleições.

E ainda houve a maratona de apresentações e explicação do processo legislativo nas cinco unidades escolares de ensino fundamental II antes que, nesta última quinta-feira (11), os alunos das escolas municipais Nair Rebelo dos Santos, Olinda Peixoto, da Escola de Educação Básica Tiradentes, gerida pelo Estado, e dos colégios Ana Luiza e Cepavi, da iniciativa privada, pudessem ir às urnas, processo que demandou o empenho de vereadores e servidores do Legislativo municipal.

Ao final, tudo transcorreu melhor do que a encomenda: as escolas se engajaram, os alunos abraçaram a possibilidade de participar, pela primeira vez, de um pleito, e os eleitos festejaram seu êxito.

“Falando por mim: estou completamente realizado”, admitiu o vereador Diogo Santos (MDB), um dos autores da proposta e o coordenador do programa, razão pela qual assumiu a tarefa de colocar a ideia para funcionar. “A gente ver o interesse das crianças em dar o seu voto e a alegria de quem se elegeu, não tem preço”, considera.

Diogo, que conhece bem a sensação (foi parlamentar jovem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina em 2007), aposta que a experiência será muito positiva para os eleitos: “Vai abrir a mente deles sobre como funciona a política pública e partidária e os limites dos poderes”, pondera.

Além do mais, ele acredita, vai fazer com que a molecada pegue gosto pela coisa: “Não vai demorar, eles serão futuros candidatos a vereador. Inclusive, acho que teremos candidatos a Prefeito Mirim agora, em outubro”, especula, referindo-se ao projeto do Executivo, anunciado pelo prefeito Emerson Stein (MDB) durante o lançamento do programa da Câmara, na última semana.

Uma vez eleitos os onze vereadores e vereadoras mirins e seus respectivos suplentes, o Legislativo planeja uma série de ações para colocar a turminha no clima, além de convidá-los a uma sessão parlamentar “de gente grande”, ocasião em que serão diplomados. O objetivo da mesa diretora da Casa é promover a posse na primeira quinzena de agosto, logo após os recessos parlamentar e escolar.

A partir daí, os jovens vereadores terão reuniões mensais, inclusive para a escolha de sua própria mesa diretora, e poderão submeter ao plenário, deliberar e aprovar propostas – algumas das quais, antecipa Diogo, poderão ser encampadas pelos vereadores adultos e, possivelmente, virarem lei.

Confira, no edital abaixo, os vereadores e vereadoras eleitos:

 

EDITAL Nº 04/2019

 

HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL COM OS CANDIDATOS (AS) ELEITOS (AS) E SUPLENTES NO PROGRAMA VEREADOR E VEREADORA MIRIM DE PORTO BELO

O Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Belo, no uso de suas atribuições legais, e, em conformidade com a Resolução n° 008/2019, de 18 de março de 2019, torna pública o Resultado Final com os candidatos (as) eleitos (as) e suplentes, por Estabelecimento de ensino, no Programa Vereador e Vereadora Mirim de Porto Belo, nos termos do Art. 11 do Edital n° 01/2019:

CANDIDATOS(AS) ELEITOS(AS) POR ESTABELECIMENTO DE ENSINO

ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PROFª NAIR REBELO DOS SANTOS

NOME NOME DE URNA E ANO  VOTOS
BEATRIZ GOMES BIA – 9º ANO 01  81
LARISSA MOREIRA DE MELO LARISSA – 8º ANO 04  69
VILSON RUAN RAMOS CORDEIRO VILSON – 8º ANO 01  65

 

 ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL OLINDA PEIXOTO

 NOME NOME DE URNA E ANO  VOTOS
GRAZIELE GAMBETA  GRAZI – 7º ANO A  80
KAMILI VITORIA DOS SANTOS PEIXER KAMILI – 7º ANO A  66
LUIZ FERNANDO DA SILVA LUIZ – 7º ANO B  32

 

 ESCOLA ESTADUAL BÁSICA TIRADENTES

NOME NOME DE URNA E ANO  VOTOS
ARTHUR MAESTRI JEREMIAS ARTHUZINHO – 8º ANO 02 62
JOANA IRENE VURTUOSO MACHADO JOH MACHADO – 9º ANO 01 35
LALESCA DADAM GOMES LALESCA – 9º ANO 01  26

 

COLÉGIO CEPAVI

NOME NOME DE URNA E ANO VOTOS
GABRIEL DE SOUZA BARBOSA GABRIEL – 7º ANO 01 41

 

COLÉGIO ANA LUIZA

NOME NOME DE URNA E ANO VOTOS
ÉRIKA OLIVEIRA DA ROSA ÉRIKA – 8º ANO  20

 

SUPLENTES POR ESTABELECIMENTO DE ENSINO

 ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL PROFª NAIR REBELO DOS SANTOS

NOME NOME DE URNA E ANO VOTOS
LAURA MOREIRA DE MELO LAURA – 8º ANO 05 43
MATILDE BUSCHNER MATILDE – 8º ANO 03 32
JOSÉ AUGUSTO TRINDADE MARQUES JOSÉ AUGUSTO – 9º ANO 04 29

 

ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL OLINDA PEIXOTO

NOME NOME DE URNA E ANO  VOTOS
ANDREY BUTTCHEVITZ ANDREY – 8º ANO A  27
ADEMIR ARISTIDES GUERREIRO NETO ADEMIR NETO – 9º ANO A  14
AUGUSTO DE SOUZA EGÍDIO AUGUSTO – 9º ANO A 6

 

ESCOLA ESTADUAL BÁSICA TIRADENTES
NOME NOME DE URNA E ANO  VOTOS
MANUELA DE AZEVEDO BOAMORTE MANU – 7º ANO 03 22
GABRIELLI PEGORARO DE OLIVEIRA GABI PEGORARO – 8º ANO 01 21
ISABEL  DRUMMOND DE CASTRO DO NASCIMENTO ISABEL/BEBEL – 8º ANO 01 16

 

COLÉGIO CEPAVI

NOME NOME DE URNA E ANO VOTOS
GIOVANNA PICCININI GI / GIOVANNA – 9º ANO 01 34

 

COLÉGIO ANA LUIZA

NOME NOME DE URNA E ANO VOTOS
ISOLINA ALONSO SILVA ISOLINA – 6º ANO 03

 

Porto Belo, 12 de julho de 2019.

 

ALTINO TORQUATO DOS SANTOS JUNIOR

PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE PORTO BELO