Fala na tribuna abre Semana da Mulher

Câmara recebe Tati Henning para falar sobre empoderamento feminino durante sessão ordinária

PORTO BELO – Nesta segunda-feira (2) tem início a Semana Municipal da Mulher, uma ação da Câmara de Vereadores, através de sua Procuradoria Especial da Mulher, e do Governo Municipal, com apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Ao longo da próxima semana, e também no dia 15 de março, ocorrem diversas atividades dedicadas ao público feminino.

A abertura oficial será durante a sessão ordinária da Câmara, a partir das 19 horas. Após a leitura do material do expediente, será facultado o uso da tribuna a Tatiane Henning, idealizadora do grupo D’las, uma rede de apoio que promove o empoderamento e o combate à violência contra a mulher.

Tati, como é mais conhecida, nasceu em Itajaí, mas reside em Porto Belo há sete anos. Formada em artes cênicas, criou o D’Las em março de 2019. Estabelecido como perfil nas redes sociais, o grupo visa orientar e apoiar mulheres vítimas de violência. Tati também realiza palestras e presta consultoria sobre o assunto, que também é tema de vídeos que ela apresenta para o site Cidade no Ar.

SEMANA MUNICIPAL DA MULHER

Instituída pela Lei Municipal 1687/09, a Semana Municipal da Mulher consiste de uma série de ações realizadas pelo poder público visando a promoção social e o bem-estar feminino, tendo como referência o Dia Internacional da Mulher (8 de março).

Este ano, sua realização contou com a participação ativa da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores. De acordo com a procuradora especial e vereadora Silvana Stadler (PTB), trata-se de um evento costurado a muitas mãos, com contribuições efetivas das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura e Esporte, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Mesa Diretora da Câmara e Escola do Legislativo. “Foi um processo bem intenso até aqui”, garante.

Silvana espera que as atividades – que não se restringem à primeira semana de março – atraiam bom público e sirvam de estímulo para que as mulheres do município conquistem seu espaço. “É para isso que a gente luta”, conclui.

A Semana da Mulher segue com palestras no dia 03 de março, tratando da violência doméstica, sobre participação da mulher na política no dia 4 de março, ambas na Câmara Municipal, aulas de defesa pessoal para mulheres na Clínica Estética & Spa Mayandra, no bairro Vila Nova, e cerimônia de entrega da Honraria Mulher de Valor no dia 06 de março, também na Câmara.

A Secretaria Municipal de Saúde realizará também, no dia 06 de março, o Dia D de Orientação em todas as unidades básicas de saúde e, no dia 07, a unidade Carolina Ramos, do bairro Perequê, estará aberta durante todo o dia com ações especiais voltadas para as mulheres.

No dia 15 de março, ocorre o evento Som&Sol Especial da Mulher na Praça da Bandeira, no Centro, contando com apresentações artísticas, feira de artesanato e ações de promoção social desenvolvidas pela municipalidade, através de suas secretarias, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Procuradoria Especial da Mulher.

Todos os eventos são abertos ao público e a entrada é gratuita.

ALCIDES MAFRA/ASSESSORIA CÂMARA PB