Grupo Escoteiro Nova Ericeira comemora 10 anos

Câmara de Vereadores foi homenageada por lei e apoio ao movimento

Na noite da última quinta-feira (23), no Centro Cultural Palco das Artes, o Grupo Escoteiro do Mar Nova Ericeira promoveu uma solenidade para comemorar seus dez anos de serviços prestados. Além de membros do grupo e seus familiares, o evento contou com a participação de empresários, bombeiros, do chefe do Executivo, Emerson Stein (MDB), e dos vereadores Diogo Santos (MDB) e Silvana Stadler (PTB), representando o Legislativo municipal.

Na oportunidade, os líderes dos escoteiros entregaram certificados de gratidão a mais de 20 empresas e instituições que apoiaram a iniciativa ao longo da última década, além de certificados de honra ao mérito a alguns voluntários. A Câmara de Vereadores foi uma das homenageadas: Silvana e Diogo receberam os diplomas em nome da atual e das legislaturas anteriores, em reconhecimento ao suporte dado ao grupo.

Além disso, o Nova Ericeira agradeceu ao Legislativo a aprovação do projeto de criação do Dia Municipal do Escoteiro. Idealizada por Diogo Santos, a efeméride entrou para o calendário local em setembro do ano passado, quando foi promulgada a Lei 2676, e deverá nortear as ações de difusão do escotismo na cidade – que conta com outros grupos dedicados ao movimento de formação de jovens iniciado em 1907 na Inglaterra.

“Ficamos honrados em receber, em nome dos demais vereadores, esse reconhecimento”, destacou Diogo Santos. Para ele, o mais importante é promover a aproximação do poder público com o grupo e auxiliar o Executivo nas ações de fomento do movimento escoteiro na comunidade.

“O certificado representa um agradecimento especial à Câmara por acreditar que o projeto do Grupo Escoteiro Nova Ericeira pode mudar o futuro de muitos jovens”, afirma o presidente da instituição, Glauber Arruda Sant’Ana. “Essa parceria é importante, pois a Câmara aprovou a lei instituindo o dia 23 de abril Dia Municipal do Escoteiro na cidade, algo que muitos grupos e cidades de mais expressão não conseguiram”, complementa.

O Grupo Escoteiro do Mar Nova Ericeira está sediado na rua Ilda Clarinda Machado, número 100, no bairro Vila Nova. Possui em torno de 60 jovens, espalhados nos ramos lobinho (6,5 a 10 anos), escoteiro (11 aos 14), sênior (15 a 17) e pioneiro (18 a 21). O grupo se reúne aos sábados, das 14 às 17 horas. A cada 60 dias, os integrantes participam de acampamentos ou eventos do calendário da União dos Escoteiros do Brasil, iniciando aos sábados pela manhã e finalizando nos domingos à tarde. “Estamos, no momento, estruturando a sede para recebermos mais jovens”, explica o presidente.

Interessados em iniciar seus filhos no movimento podem visitar o grupo durante o período das atividades e conhecer um pouco mais sobre a iniciativa. Os novatos têm direito a três sábados gratuitos antes de decidir se registrar. E quem quiser apoiar ou ajudar o grupo pode entrar em contato pelo fone (47) 99713-9107.

(Texto: Assessoria Câmara PB/Foto: Edson Garcia)