Grupo obtém apoio do governo para evento de canoagem

Representantes do Pa’ahana conversaram com vereadora Silvana Stadler e presidentes da Famap e FME na Câmara Municipal

PORTO BELO – Na tarde de ontem (16), os condutores do grupo de canoagem Pa’ahana Paddle Club, Luciano Fachini e Sandra Fagherazzi, participaram de uma reunião na Câmara Municipal com os presidentes da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famap), Ana Paula Bunn, e Fundação Municipal de Esportes (FME), Ednaldo Manoel Silva. Responsável pela agenda, a vereadora Silvana Stadler (PTB) também se fez presente. Na pauta, a perspectiva de o governo municipal conceder apoio à realização da 3ª Volta à Ilha de Porto Belo, que ocorrerá dias 1º e 2 de agosto.

Conforme explica Luciano, na segunda edição do evento, realizada no ano passado, o grupo já obteve apoio da administração municipal. Na oportunidade, 130 remadores participaram da travessia, cuja largada ocorre na praia do Baixio e teve, em relação ao primeiro ano (2014), uma adesão mais do que significativa: na primeira vez, promovida sem divulgação, apenas duas canoas competiram.

Para 2020, a expectativa é que ao menos 200 atletas participem. “O esporte cresceu muito no decorrer desse tempo”, observa Luciano, indicando a criação de importantes clubes de va’a – modalidade a que o Pa’ahana se dedica e que consiste na utilização de canoas polinésias (também conhecidas como havaianas) – em Florianópolis e outras cidades da região. Para ele, ampliar a estrutura da Volta à Ilha “não é uma escolha, é uma obrigação”.

Silvana Stadler antecipa que o grupo terá o apoio solicitado, na forma de cessão do espaço público, resolução de questões de infraestrutura básica e encaminhamento de liberações junto ao Corpo de Bombeiros e Marinha. Segundo a parlamentar, trata-se de um importante acréscimo ao calendário de eventos da cidade, bem como uma maneira de se dar relevo ao potencial náutico da cidade: “Ainda temos pouca oferta de atividades nessa área”, acredita.

PA’AHANA

O Pa’ahana Paddle Club começou a ir ao mar em agosto de 2013. Nascido com objetivos de recreação e contemplação da natureza, o grupo reúne 35 praticantes assíduos da va’a polinésia e outros tantos ocasionais (no WhatsApp o número de inscritos passa de 100). A equipe conta com três canoas e realiza atividades de remada diariamente, às 5h30 e às 6 horas. Interessados em participar podem entrar em contato pelo fone (47) 99150.1212, pelo endereço eletrônico paahanapc@gmail.com ou aparecer no local da largada, na praia do Baixio. Pede-se uma taxa mensal de manutenção de R$ 100 (opcional). “Não há limite de idade”, informa Sandra. Mais sobre o Pa’ahana no Instagram (@paahanapaddleclub) e no Facebook (/canoasc).

ALCIDES MAFRA/ASSESSORIA CÂMARA PB