Jovem multicampeão de jiu-jitsu visita a Câmara

Heytor é o primeiro do ranking estadual em sua categoria e pode se classificar para disputar o mundial na Califórnia

Na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (1°), um pequeno multicampeão de arte marcial quebrou o protocolo para mostrar seus feitos aos parlamentares. Heytor Daniel Filippini mora no bairro Vila Nova, tem oito anos de idade e pratica jiu-jitsu há três. Nesse pouco tempo, conquistou mais de uma dúzia de medalhas. Entre os títulos, estão o de campeão estadual (duas vezes), sul-brasileiro (três vezes) e do Mercosul. Ele ocupa o primeiro lugar do ranking profissional catarinense na categoria galo infantil até 23 quilos.

Nos próximos dias 27 e 28 de julho, Heytor lutará em Garopaba (SC), no torneio pan-americano e numa disputa de cinturão. Dia 17 de agosto, participará, em Balneário Camboriú, de mais uma seletiva para o mundial da Califórnia (EUA) que será no ano que vem e, dia 25/08, disputará o sul-brasileiro que acontecerá aqui mesmo, em Porto Belo.

Quem treina esse talento precoce é o próprio pai do atleta. Daniel Júnior de Oliveira, 27, é natural de Chapecó e instrutor do projeto social Caminho do Bem, bancado pela Prefeitura. Dedicado a “formar cidadãos do bem e campeões”, o programa ensina a “arte suave” a 26 crianças e adultos do município, metade dos quais competidores também vitoriosos. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas, às 19 horas, na academia X-Large, no bairro Perequê. Na próxima segunda-feira (08), haverá uma cerimônia de graduação dos alunos, com a participação do prefeito Emerson Stein (MDB) e entrega de certificados por parte do poder público.

Como venceu as últimas cinco seletivas, que o manteve no topo do ranking catarinense, Heytor tem tudo para se qualificar para o mundial. Daniel não tem dúvidas de que o pupilo conseguirá essa proeza. Segundo ele, o garoto tem foco e determinação – embora a qualidade que ele mais admire no filho seja a humildade: “O pessoal todo me conhece e respeita, mas ele não fica se achando, ele fica na dele”, garante.