Legislativo aprova lei que cria Vila Gastronômica

A Vila vai compreender da ponte do rio Perequezinho, no bairro Perequê,  até a  Enseada Encantada e pretende fomentar ainda mais o comércio gastronômico

Porto Belo, como qualquer outra cidade turística, possui uma relativa infraestrutura gastronômica. Nas imediações da Praça da Bandeira, por exemplo, alguns estabelecimentos se dedicam ao comércio de alimentos. A atividade, porém, pode ser descrita como incipiente: faltam opções para quem quer variedade de cardápio. Um projeto da Câmara, no entanto, visa movimentar o setor.

Os vereadores Jonatha Carlo Cabral (PT) e Silvana Nunes Stadler (PTB) submeteram ao plenário, em junho, o projeto de lei nº 35/19, que cria a Vila Gastronômica de Porto Belo. O PL foi aprovado pelo Legislativo e, em seguida, sancionado pelo Executivo, na forma da Lei Municipal nº 2.790.

O objetivo, segundo Jonatha, é estabelecer uma identidade para a orla do município, além de fazer com que o segmento ganhe impulso através de ações específicas. Para isso, a administração municipal está autorizada a criar programas de incentivo fiscal para os empresários do setor.

De acordo com a lei, a Vila compreenderá o corredor que tem início na ponte do rio Perequezinho, no bairro Perequê, e segue até o calçadão da Enseada Encantada, com foco principal na área da Praça da Bandeira e Píer Municipal.

Em novembro de 2018, o vereador Jonatha apresentou um PL que propunha transformar a avenida Hironildo Conceição em uma via gastronômica, aproveitando que o surgimento de bares e lanchonetes estava gerando grande movimentação naquela área. O projeto foi aprovado na Câmara, mas ainda não recebeu a sanção do prefeito Emerson Stein.

Gastronomia em foco

A Vila Gastronômica não é a única ação do poder público voltada ao comércio de alimentos. Nesta semana, a Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) anunciou a criação da Temporada Gastronômica da Costa Esmeralda, projeto que também envolve os municípios de Itapema e Bombinhas. Realizado pelo Sebrae, em parceria com o Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, o programa visa consolidar a região como destino turístico e gastronômico.

(Texto:Alcides Mafra/Assessoria Câmara PB    Foto: Pixabay )