Procuradoria cumpre agendas em PB e Penha

Órgão da Câmara Municipal também define participação em ação social no Jardim Dourado

PORTO BELO – Instituída através de sessão solene no mês de setembro, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal ainda não foi chamada a resolver casos de violência doméstica (o que é, na verdade, uma boa notícia). Mas tem trabalhado para estar preparada quando a necessidade surgir. Na última quinzena o órgão intensificou contatos, reuniu informações e também traçou as primeiras ações concretas, com o objetivo de integrar uma rede de apoio a mulheres vítimas de crimes de gênero no município.

Na semana que passou, a procuradora Silvana Stadler esteve na Delegacia de Polícia da cidade para articular o encaminhamento de boletins de ocorrência, foi a Penha, cuja procuradoria é pioneira no Estado, e afinou com a Secretaria de Assistência Social, em reunião na Câmara de Porto Belo, a realização de uma ação social alusiva ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher (25 de novembro).

Na Polícia Civil, Silvana, que em todos esses compromissos foi acompanhada pela executiva da Procuradoria, a servidora estagiária da Câmara Suelyn Schmitz, foi recebida pela delegada Luana Backes. Além de se inteirarem dos procedimentos para a realização de BOs, foram informadas sobre o funcionamento do Cartório de Atendimento à Mulher, cuja sala de acolhimento foi inaugurada no início do mês.

No dia seguinte (13), Silvana e Suelyn estiveram na Câmara de Penha, onde conversaram com a procuradora especial da Mulher Maria Juraci Alexandrino, cujo trabalho é referência pelo fato de a vereadora ter coordenado a implantação do primeiro órgão desse gênero em Santa Catarina, em outubro de 2017. A reunião teve a participação de uma comitiva de servidoras públicas do município de Gaspar, igualmente interessadas em saber mais sobre o funcionamento da procuradoria penhense.

“Sempre é muito enriquecedor, porque tem muita troca de informação”, avaliou Suelyn. Segundo ela, foi possível perceber o quanto o órgão em que atua é efetivo no encaminhamento de casos de violência doméstica, uma vez que o fato de estar atrelado ao Legislativo confere um certo peso às demandas. “As coisas realmente acontecem”, conclui.

AÇÃO SOCIAL NO JARDIM DOURADO

Finalizando a agenda de encontros da semana, a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal reuniu-se com o secretário de Assistência Social Magno Munõz, com quem Silvana Stadler acertou a participação da instituição em uma ação social que será realizada no próximo domingo (24), no ginásio de esportes da Escola Municipal Olinda Peixoto, na comunidade do Jardim Dourado, bairro Perequê. A programação incluirá varal solidário (doação de roupas) e prestação de serviços gratuitos à comunidade, como corte de cabelo, manicure, recreação para as crianças e consultoria jurídica. Estarão envolvidas, além da Câmara e da Assistência Social, as secretarias de Educação, Saúde e de Segurança Pública, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e o Serviço Social do Comércio, unidade Tijucas (Sesc Tijucas).

O evento é alusivo ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher (25 de novembro) e vai das 9 às 13 horas. Na última vez que a Assistência Social realizou uma ação como essa, em novembro de 2017, cerca de 150 pessoas passaram pela praça Raul Benedito Guerreiro Filho, no Jardim Dourado. A expectativa de Munõz é que, no domingo, compareçam à Olinda Peixoto cerca de 300 pessoas.

(ALCIDES MAFRA/ASSESSORIA CÂMARA PB)