Professores do município recebem noções de primeiros socorros

480 profissionais da rede pública receberam a capacitação. Segundo lei aprovada na Câmara, treinamento ocorrerá anualmente

Quem lida com crianças sabe que, ao menor descuido, um acidente pode acontecer. E isso é especialmente verdadeiro em um pátio de escola. Ainda que haja olhos atentos durante o recreio inteiro, para citar um momento de grande correria e confusão, nem tudo se consegue evitar. Por sorte, a maioria dos incidentes não resulta em mais que um joelho esfolado ou um leve galo na cabeça. Mas podem ocorrer casos realmente sérios, cujas consequências dependem da rapidez e acerto do socorro prestado. Nessas horas, saber como proceder enquanto a ambulância não chega é fundamental.

Pensando nisso, a Câmara de Vereadores aprovou um projeto de lei do vereador Diogo Santos (MDB) que acrescenta mais um item no currículo dos professores do município: noções básicas de primeiros socorros. O projeto foi sancionado pelo prefeito Emerson Stein (MDB) em junho de 2018 e o resultado foi que este ano todos os docentes da rede pública receberam aulas sobre como agir em situações de emergência envolvendo alunos. As orientações foram dadas pelos soldados do Corpo de Bombeiros Militar, na sede do batalhão no bairro Perequê, e o primeiro ciclo de capacitação encerrou no final de maio. De acordo com a lei, o treinamento terá de ser reprisado anualmente para abranger os novos profissionais.

Elisabete da Silva Mafra é professora das turmas de pré-escolar 1 e 2 do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) Antônio Manoel dos Santos, no bairro Araçá. Ela participou do treinamento no dia 15 de abril e saiu satisfeita. “Todas as professoras [do NDI] gostaram”, assegura. Elas aprenderam, entre outras coisas, a identificar hemorragias, reconhecer entorses, a agir em casos de intoxicação e engasgos e foram orientadas sobre quais serviços de apoio acionar. Também aprenderam a prevenir acidentes domésticos.

“Não é só no ambiente escolar que esse conhecimento é válido. As professoras vão levar para a vida”, acredita Diogo Santos, de cujo gabinete saiu o projeto que redundou na lei. Segundo ele, a proposição nasceu de conversas com pais preocupados com a segurança de seus filhos. O vereador também explica que o projeto teve início na abertura do ano letivo. A Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros assumiram a logística e o corpo docente (a exemplo das professoras do NDI do Araçá) aprovou. “O feedback foi muito positivo”, atesta Diogo, que soube pelo terceiro-sargento Ivan Fabrício Rubick, comandante do grupamento de bombeiros militares do município, que as escolas da rede privada também estão aderindo ao programa.

“Estamos, dentro das possibilidades, nos organizando para suprir essa demanda”, confirma Ivan, para quem a iniciativa teve saldo positivo. “Temos multiplicadores do conhecimento e da segurança nas escolas, o que é superimportante”, avalia. Pelos cálculos que fez, cerca de 480 profissionais participaram do treinamento e todos receberão certificados, emitidos pelo Conselho Municipal da Educação (Comed). Sua expectativa é que uma parte desses “alunos” queira continuar aprendendo. Isso porque o Corpo de Bombeiros oferece dois cursos de primeiros socorros, destinados a quem possa interessar: o de nível básico (que corresponde ao treinamento dado aos professores) e o avançado, que habilita o participante a atuar como bombeiro voluntário.

O de nível básico, aliás, está com inscrições abertas e aulas previstas para 8 a 19 de julho. Quem quiser participar pode realizar sua inscrição no site www.cbm.sc.gov.br. Mais informações pelo fone (47)3398.6576 ou na sede do batalhão (Av. Sen. Atílio Fontana, 216 – Perequê).

(Foto: Assessoria PMPB)