Projetos que proíbem o cerol são aprovados na Câmara

PORTO BELO – A Câmara de Vereadores aprovou em segunda votação, na sessão desta segunda-feira (13), dois projetos de lei parlamentares do vereador Jonas Amadeu Raulino (MDB) que tratam da proibição no município da fabricação e uso do produto conhecido como “cerol”.

Resultado da mistura de vidro moído e cola, o cerol é aplicado na linha das pipas (também conhecidas como papagaios ou pandorgas) como parte de uma competição entre os adeptos dessa forma de recreação: o objetivo é cortar a linha da pipa do “adversário”, fazendo com que ela despenque do céu.

Aparentemente inocente, essa brincadeira entre garotos esconde um lado perverso: esticadas em via pública e quase invisíveis, as linhas com cerol têm um potencial de ferir enorme. As vítimas preferenciais são os motoqueiros: segundo dados de 2010 da Associação Brasileira de Motociclistas (Abram), ocorrem, no país, mais de 100 acidentes por ano provocados pelo cerol. Cinquenta por cento deles graves; 25% fatais.

Um desses acidentes graves ocorreu dia 25 de março na rua Irineu José Moreira, no centro de Porto Belo. O proprietário de uma Honda Biz sofreu um corte no pescoço, foi socorrido por moradores das proximidades e encaminhado ao pronto-atendimento municipal. O caso motivou Jonas a propor os projetos, que preveem multas a quem for pego produzindo ou utilizando o material: “É um projeto que vem para evitar uma tragédia”, afirma o vereador.

Texto e fotos: Assessoria Câmara PB