Reforma da Previdência é debatida na Câmara

A polêmica reforma da previdência caminha a passos de tartaruga na Câmara dos Deputados, com as idas e vindas das tratativas entre Rodrigo Maia e a equipe do Planalto. Inclusive, alguns especialistas cravam que, com o clima azedo como está, o projeto de lei não sairá do papel.

Essa perspectiva, entretanto, não anima a vereadora Rosaura Rodrigues (PT), que usou a tribuna da Câmara de Vereadores durante a sessão plenária de segunda-feira (25) para criticar a proposta. Segundo ela, a PEC vai “acabar com a Previdência”.

Segundo a vereadora, a justificativa do governo de que existe um rombo nas contas não corresponde à realidade. “O rombo está na renúncia fiscal”, afirma, se referindo à dívida que grandes empresas têm com a Previdência.

O pronunciamento de Rosaura obteve a anuência de Altino Júnior (PSD). O presidente do Legislativo chamou a proposta do governo federal de “infame”. “O Brasil precisa se posicionar quanto a isso”, exortou o parlamentar.

Vereadores solicitam atenção aos pescadores e agricultores ao analisar a PEC da previdência

O plenário da Câmara aprovou nesta semana uma moção de apelo aos senadores e deputados da bancada catarinense em Brasília. Os parlamentares portobelenses pedem a seus colegas na capital federal que “analisem com total cuidado” a PEC 06/19, que estabelece a Reforma da Previdência.

A preocupação dos vereadores está na forma como se dará a transição dos chamados segurados especiais (pescadores, trabalhadores do campo e afins), pois entendem que a mudança nas regras, como proposta pela equipe econômica do governo, trará prejuízos a esses setores.

Altino Torquato Júnior (PDS), presidente do Legislativo, ressaltou a estreita relação do município com a pesca e a agricultura e apresentou dados da Síntese Anual da Agricultura Catarinense que mostram que os pescadores e produtores rurais do Estado estão envelhecendo. Para ele, é necessário realizar a reforma, mas esta não pode ser feita “maltratando aqueles que menos podem”.