Resumo da 26ª sessão ordinária (1/07)

INDICAÇÕES APROVADAS

Indicação nº 97/19, de autoria de Jonatha Cabral (PT), solicitando ao poder Executivo a realização de obra de recuperação do piso do cais dos pescadores no bairro de Santa Luzia. O petista sugere que se faça o piso de concreto.

Indicação nº 98/19, da vereadora petebista Silvana Stadler, pede que a municipalidade faça a drenagem pluvial e consequente pavimentação da rua Juarez Pereira, no bairro Alto Perequê. De acordo com Silvana, a indicação externa uma reivindicação da população daquela comunidade.

Indicação nº 99/19, de Jonas Raulino (MDB), para que o Executivo execute a manutenção da tubulação da rua João de Barro, no bairro Perequê, uma vez que, conclui o vereador, em épocas de chuva ocorrem alagamentos em razão dos problemas no sistema de drenagem pluvial.

Indicação n° 100/19, de Jonas Raulino, recomenda a construção de um redutor de velocidade (lombada) na rua Adilson Carlos da Silva, defronte à residência de número 172, no Alto Perequê. Segundo o emedebista, embora a indicação de lombadas seja alvo de críticas, elas continuam sendo necessárias para prevenir abusos de velocidade e eventuais acidentes.

Indicação n° 101/19, do vereador Joel Lucinda (PTB), solicitando ao poder público municipal que pavimente o trecho restante da rua Sebastião Coelho, e estenda essa ação às servidões Moisés Emitério dos Santos e Maria Jovita Silva, todas no bairro Santa Luzia.

Indicação nº 102/19, de Marcos Marques (PRB), sugere à municipalidade que realize uma “operação tapa-buraco” na rua Antônio José de Aquino, proximidades da residência de Sérgio Osmar dos Santos, no Araçá. Segundo o parlamentar, faz algum tempo que o bairro não é atendido por ações do Executivo.

REQUERIMENTO APROVADO

Requerimento nº 50/19, assinado pelos vereadores Silvana Stadler e Joel Lucinda, ambos do PTB, pedindo que o departamento de trânsito do município regulamente o tráfego de veículos nas ruas do bairro Santa Luzia, determinando que seja possível parar ou estacionar em apenas um dos lados das vias.

MOÇÕES APROVADAS

O vereador petebista Joel Lucinda pediu ao plenário que encaminhe uma moção de agradecimento e parabenização à equipe médica e demais profissionais do Hospital e Maternidade Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú, que, a despeito das dificuldades decorrentes da superlotação, desempenham um excelente trabalho, na opinião do vereador. Devido à doença de um familiar, Joel acompanhou durante onze dias o cotidiano dos servidores do hospital e constatou “o profissionalismo com que a equipe realiza seu trabalho”, oferecendo aos pacientes as melhores condições de recuperação possíveis.

Nas últimas semanas, a Câmara esteve envolvida na execução do projeto Vereador e Vereadora Mirim, cuja etapa preliminar encerra nesta semana com a realização de eleições para a composição do primeiro parlamento jovem municipal. Diversas entidades apoiaram a iniciativa, razão pela qual o coordenador do projeto, vereador Diogo Santos (MDB), decidiu propor ao plenário que envie moções de agradecimento ao prefeito municipal, Emerson Stein (MDB), ao vice-prefeito Elias Cabral (PL), à Secretaria Municipal de Educação, à Fundação Municipal de Cultura, às escolas municipais Professora Nair Rebelo dos Santos e Olinda Peixoto, à Escola de Educação Básica Tiradentes, aos colégios Ana Luiza e Cepavi, além da Escola do Legislativo, mantida pela Assembleia Legislativa do Estado (Alesc) e que deu suporte técnico ao projeto.