Secretaria de Saúde realiza entrega de aparelhos auditivos

Vereadores prestigiaram a solenidade, que marcou primeira etapa do projeto Ouvir Mais

PORTO BELO – A última sexta-feira (04) foi um dia “especialmente feliz” para Jainara Nordio, a secretária de Saúde do município. O sentimento, compartilhado pelos membros de sua equipe, foi em razão da entrega, no centro cultural Palco das Artes, de um lote de aparelhos auditivos a pacientes cadastrados no programa Ouvir Mais. Participaram da solenidade, além de servidores da Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito Emerson Stein (MDB), o vice-prefeito Elias Cabral (PL), o presidente da Câmara de Vereadores Altino Júnior (PSD), demais integrantes da base do governo no Legislativo e o coordenador da 17ª Gerência Regional de Saúde do Governo do Estado, Marcello José Ramos.

Na oportunidade, foram entregues 27 aparelhos auditivos para 16 pessoas. Um avanço significativo, considerando que alguns desses pacientes esperavam atendimento desde 2013, uma vez que o município dispunha de apenas uma vaga mensal para encaminhamento e aquisição do aparelho via Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, através de um investimento de R$ 30 mil – de um total de R$ 70 mil disponibilizados pelo deputado federal Darci de Matos (PSD) através de emenda parlamentar – a gestão municipal pôde acelerar o processo e, literalmente, fazer a fila andar – para imenso alívio dos idosos cujos nomes foram chamados para recebimento dos aparelhos nessa sexta-feira.

De acordo com Jainara, essa foi apenas a primeira etapa do programa. O objetivo é zerar a fila de espera, que atualmente conta com 40 pacientes cadastrados, os quais passaram por avaliação médica nas unidades de saúde do município e, detectada a necessidade, encaminhados para as clínicas credenciadas para novos exames e posterior aquisição do aparelho. “A gente vai fazer com que essa fila de espera diminua, ou até desapareça. Essa é a intenção”, reforçou a secretária, que espera realizar novas entregas ainda este ano.

(Alcides Mafra/Assessoria Câmara PB)