Logo após o descobrimento do Brasil, a região da Enseada das Garoupas, muitas vezes foi visitada pelos portugueses, na tentativa de ocupar e colonizar suas terras. Esta terra porém não era rica em jazidas de ouro, o grande interesse da coroa portuguesa na época. Relatos dos navegadores eram sempre os mesmos "pobres em mina de ouro, as serras são muito próximas do mar, sendo suas terras alagadiças e impróprias para a agricultura". Mas não deixam nunca de descrever a existência de uma enseada de águas tranqüilas e navegáveis, aninhando em suas águas uma pequena ilha nesta enseada, onde os navios poderiam abrigar-se de tempestades e ventos, em total segurança. Em l703 aconteceu a primeira tentativa isolada de ocupação dessa terra. O português Domingos de Oliveira Rosa fixou-se na Enseada, a procura de ouro. Desistiu logo em seguida, pois as jazidas eram pobres e não lhe deram o retorno necessário. Em meados do século XVIII, teve inicio o projeto do Governo Português de colonização açoriana no litoral catarinense, iniciou-se os povoamentos secundários. Foram enviados 60 casais vindos do Arquipélago dos Açores para iniciaram uma povoação, hoje, Porto Belo.

O crescimento desse povoado foi lento e difícil dada as dificuldades com o clima e ataque dos espanhóis. Ficou entregue a própria sorte, pois estava longe do centro administrativo da capitania de Santa Catarina. Em 1818, o povoado da enseada das Garoupas foi elevado à condição de Colônia com o nome de Nova Ericeira. Foram trazidas 101 pessoas entre homens e mulheres da localidade de Ericeira, uma colônia de pescadores, de Portugal continental. Tinham o objetivo de darem inicio a atividade pesqueira na região.

O nome Nova Ericeira, não chegou a se consolidar, continuando o local a chamar-se Enseada das Garoupas até 18 de dezembro de 1824, quando passou a denominar-se Vila de São Bom Jesus dos Aflitos de Porto Belo. Este nome surgiu, devido as suas belezas naturais e a tranqüilidade dessas águas. Em 13 de outubro de 1832 foi elevada a categoria de Município e teve a sua instalação em 7 de julho de 1837. 

Fonte: Dieter Hans Bruno Kohl,p.28. e Vilson Francisco Farias,p.269.

   

 
 
 
 
 
 
 
 
         
Câmara de Vereadores de Porto Belo     Links Importantes do Site
CNPJ:04.984.856/0001-08   - Arquivos das Sessões On Line - Mesa Diretora
Endereço: Rua Capitão Gualberto leal Nunes, 330, Centro
  - Atividade Parlamentar - Notícias
Porto Belo - SC - CEP:88.210-000   - Contato - Ouvidoria
Telefones: (47) 3369-4510   - Galeria de Fotos - Pesquisar Proposições
    - Legislação do Município - Portal Transparência